segunda-feira, 30 de novembro de 2009

O que você chama de Independência eu chamo de bom castigo !

     Toda vez que a sua mãe te põe de castigo é a mesma coisa: “eu te odeio, você vai ver só quando eu tiver a minha independência!”. É, eu sei, eu já falei isso, e a cara da minha mãe era de que eu nunca fosse crescer, sair de casa e conquistar minha independência.
     Usei um termo acima, conquistar, independência você não ganha não meu bem, você conquista. Eu sempre imaginei as outras pessoas se despedindo de suas mães e pais, saindo de casa em um carro cheio de amigas e indo para um apartamento onde todas iriam dormir, e de manhã, iriam acordar, tomar um café e ir pra escola, depois de voltarem mortas iriam notar que a casa estava bagunçada, com cheiro de chulé porque alguma amiga deixou o sapato mofando ali no canto e sem comida na geladeira.
     Mas eu não me imagino assim, é estranho como eu acho que vou sair de casa e ter um apartamento lindo me esperando, com comida, empregada, motorista e na escola professores que vão me entender e me explicar a matéria quantas vezes eu precisar.
     Depois de um tempo eu notei que a independência é parecida com um castigo, mas não um castigo ruim, um bom castigo, onde ela vai te ensinar a lidar com as coisas. Ser mais organizada nos horários e dividi-los para ter tempo para fazer tudo. Há dois trechos de um livro que eu gosto, o “Fala sério, mãe!”, que dizem assim:
“-Tem razão filhota. Ah sim! Cuidado ao atravessar a rua!
- Mãe, eu tenho 21, não 2+1!”
“Não tive tempo de responder. O carro arrancou, as lágrimas escorriam.”
     O primeiro trecho é o que sempre vai acontecer, sua mãe sempre vai querer proteger você, cuidar de você e te chamar de bebê. O segundo trecho é o que acontece quando se conquista a tal independência, você não tem mais tempo para responder nada, e vai embora, com as lágrimas escorrendo.
     A vida é assim, um dia você é uma criança indefesa, no outro você já um adulto que tem a necessidade de sair de casa pra continuar sua vida, por isso o que chamamos de independência é um momento da sua vida onde você sai da sua casa e consegue viver sua vida, com os horários, o emprego, os estudos e a nova casa. O que você chama de independência eu chamo de bom castigo, pois é neste bom castigo que aprendemos que crescer é necessário, mas é neste mesmo barco que aprendemos o quão é importante entender a necessidade de crescer e de amadurecer, pois quando tivermos os nossos filhos, nós é que vamos ser as mães e os pais dizendo adeus e tendo a plena noção que os bebes indefesos cresceram.

Pauta para Blorkutando, edição 62. Tema: Independência Total.

3 opiniões:

Blanca disse...

Acho que você tem grandes chances de ganhar uma ótima nota nessa edição. Beijões, Fer! <3

Clara disse...

Verdade, mas é um castigo boooom! u.u
Poder fazer as nossas próprias escolhas e correr atras dos nosso sonhos vale o preço de tudo de ruim que vem 'anexado'. Mas, tudo tem seu tempo e cada pessoa deve saber 'pesar' direito as vantagens e desvantagens pra não se arrepender.

*_* Que lay lindo!

Jana disse...

Poxa, gostei muito. Foi o texto mais diferente que li até agora. Achei bem legal você ter colocado uma cena no meio da suas conclusões. Ficou bastante interessante.
Boa sorte!

Não seja um leitor silencioso. Comente!