quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Eu não compro, tu compras, ele compra, nós te matamos.

     Você esta muito triste com alguma coisa ou com alguém, chateada mesmo, deprimida, resolve sair e esfriar a cabeça, entra em um shopping (é nessa hora em que você lembra-se que está com seus cartões e cheques na bolsa), seu humor logo melhora. Você passa pelos largos corredores do shopping (que são brancos e isso realça as cores das lojas) e olha atentamente a todas as vitrines, vestidos, blusas, sapatos, maquiagens que lhe caem muito bem, entra na primeira loja que lhe atrai, a mais colorida e com mais novidades, não esta nem ligando para o preço das coisas.
     Escolhe diferentes tipos de variadas coisas que tem na loja, de regatas coloridas e com rendas até um maravilhoso cinto com pedras brilhantes que combina muito bem com aquele sapato vermelho e aquele vestido tomara-que-caia vermelho caju. Compra tudo a prazo, parcela em três vezes sem juros no cartão, passa cheques pré-datados (mesmo sem dinheiro no banco, afinal, você dará um jeito), e sai do shopping cheia de sacolas, de variadas cores e marcas, com sua auto-estima no topo e se sentindo aliviada, feliz, contente consigo mesma...delícia não?
     Já em casa, mente e esconde o que comprou, as vezes até de você mesma, nota que não havia necessidade alguma, que você não precisava daquele sapato vermelho, pois você tem um mais escuro e brilhante que aquele, que não precisava do vestido pois você tem um branco com rendas que combina muito bem com aquele seu cinto preto com pedras vermelhas que parecem rubis. Bate a culpa e o arrependimento...ao primeiro cheque debitado, o desespero, você esta dura, endividada e bate aquela vontade de sair para esfriar a cabeça e comprar aquele sharpe azul que você deixou na loja que combina super bem com os seus brincos verdes. Mas a impressão que você tem é que alguém mexeu na sua bolsa, pegou seus cartões e cheques e fez a festa gastando tudo em seu lugar.
     Você compra o que não precisa ou muito mais do que precisa? Gasta muito mais do que pode e do que ganha? Desconta suas aflições, raiva, medo, seus sentimentos amis profundos nas compras? Esconde de outras pessoas, até das mais importantes o que comprou? Se sim, você provavelmente é uma compradora compulsiva.
     Não existe cura, mas existe controle, muitas vezes entrar no CCA (Compradores Compulsivos Anônimos) resolve, outras não. O prazer que se sente ao comprar coisas novas é bom, pois nunca ninguém viu você com aquela determinada roupa, principalmente quando somos adolescentes, jovens, só que quem paga o preço são os nossos pais. Essa compulsividade não é genética, nem o ato de economizar é, isso são valores que aprendemos com os nossos pais, se sua mãe, seu pai ou quem te cria adora ir ao shopping aos sábados, na folga sai para ver novidades naquela loja você pode desenvolver a mesma coisa, quando somos pequenos fazemos as mesmas coisas que os adultos, e quando já crescemos e somos adolescentes pegamos o que aprendemos e repassamos, e acabamos entrando em grupos onde todos gastam, onde todos compram. E você acaba indo comprar com eles.
     
     Não é só peças de vestuário, cd's, livros, cosméticos, miniaturas de coisas ou personagens, mangás, coisas tecnológicas, tudo isso são coisas do nosso cotidiano que se não nos controlarmos, vamos acabar querendo tudo; e é o QUERER que estraga tudo, eu quero isso, eu quero aquilo, eu quero quero quero e acabou. O ato de economizar é uma virtude, o ato que gastar compulsivamente é um desequilíbrio.
     Não há cura para os que compram e querem de mais, mas se os pais souberem se impor em todas as formas, sobre a educação, com quem os filhos andam e tudo mais os jovens de hoje podem ter solução. E não é só culpa dos pais, dos filhos também, eles tem que se dar conta do que estão fazendo, pois isso atinge o futuro, e você pode até ter o nome sujo na praça por causa disto. Mas eu não tenho culpa se as coisas de hoje em dia estão bem mais atraentes do que antigamente.


Pauta para Blorkutando, edição 68. Tema: Jovem e Consumista.

1 opiniões:

Blanca disse...

Eu AMEI esse texto, meninê. Falando sério. Você merece uma boa colocação, to torcendo por ti. *-*

Não seja um leitor silencioso. Comente!