segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

A personalidade dos jovens


      Visitei alguns blogs variados por esses dias, moda, política, contos e amores de verão. Posso contar no dedo os que mereceram um seguimento, mas houve aqueles que não me transmitiram a mensagem que eu esperava. Quando digo isso, me refiro à um texto limpo, que expresse as suas opiniões claras sobre o determinado assunto, seja ele batom ou corrupção. E o que mais me surpreendeu nisso tudo é que a maioria dos blogs interessantes são de autores precoces, entre oito e treze anos. Não é estranho, é a blogosfera crescendo.
      O mundo blogueiro tem crescido cada vez mais todos os dias. Está sendo invadido por pessoas sedentas de leitura e informação, e essas páginas estão sendo escritas por pessoas cada vez mais jovens, com a tecnologia em suas fraldas. Mas estou aqui para falar sobre os autores.
      Primeiro, eu acho que qualquer um pode ter um blog, basta apenas ter capacidade para isso. Existem pessoas e pessoas, e eu sou uma daquelas que não se importa com o número de seguidores na barra lateral, mas se as poucas pessoas que leem os meus textos gostam o suficiente para passar para o próximo. Existem aquelas que buscam a fama e o sucesso, falam de maquiagem, roupas, cantores e televisão, e conseguem um público arrebatador porque escrevem bem; outras tentam o mesmo caminho e não tem tanta ascendência, pelo simples fato que não se deve escrever sobre uma coisa que você não sabe. A blogosfera está crescendo rapidamente, e muitos blogueiros são realmente bons, e para o nosso espanto eles têm entre oito e treze anos, uma fase ainda criança. Para mim, não importa se você tem dez ou dezesseis anos, se o seu conteúdo for bom eu lerei.
      Segundo, há várias pessoas, de qualquer idade, que começam um blog e não continuam, abandonam ao verem que não atingiram o que queriam, e uma grande parte deles são de blogueiros precoces. Esse, para mim, é o único motivo preocupante, já que pela idade eles se fascinam muito por uma coisa utópica, que na realidade não passa de uma competição escondida para atrair leitores para o seu blog.
      Todos sabem, ou deveriam saber, que os donos de blogs (não estou falando de blogs como o meu, que visam apenas a escrita e a expressão de opinião), que na maioria das vezes falam de moda, política e comportamento precisam de leitores para disseminar uma ideia, uma maneira de ser, agir e pensar. Quem quer fazer um blog desse precisa de um público específico e bom material, senão acaba às moscas. Os blogueiros que possuem esse tipo de blogs gostariam que você seguisse a ideia deles como certa e usasse isso para você. Mas devemos lembrar que a blogosfera não é como os sites comerciais, as pessoas que as usam só querem que você as siga, compartilhe de seus ideais, e diga aos outros que aquele blog combina com você. Os donos querem um público, querem conversar com quem entende do que eles estão falando, seja sobre moda ou religião.
      Para construir um blog assim é necessária muita força de vontade e tempo, muito tempo. O problema dos blogueiros precoces é que nessa velocidade virtual de hoje, eles estão acostumados que o mundo gire em um segundo, mas eles não lembram que a blogosfera funciona de outra maneira, e é por isso que muitas vezes eles falham. Não por culpa deles, mas pela ansiedade.
      Eu gosto dos blogueiros que estão surgindo, sejam eles crianças, adolescentes, adultos ou mesmo idosos que uma mentalidade fértil. Digo e repito, se você escreve bem e consegue atrair a minha atenção, terá o mundo em suas mãos, porque é isso que nós procuramos. O mundo precisa de pessoas talentosas, e ele gosta de novas ideias, mas que sejam passadas claramente. E com o tempo, seja ele algumas semanas ou anos, você não será mais o único a pensar deste jeito.

2 opiniões:

Julia disse...

Eu concordo com o que você disse, apesar de, ao seu ver, ainda ser uma criança (faço 14 anos no começo de Maio). A única coisa que não concordo é que crianças pequenas são os melhores escritores, pois os únicos blogs feitos por garotinhas de 8 anos que já vi são fúteis, vagos e algumas vezes o plágio reina! Alguns blogueiros se interessam pelo ibope e não pelo espírito de blogar e, infelizmente, isso acabou virando moda! Curti bastante o seu blog (:
exclusivoparagarotas.tk

Unknown disse...

Disse tudo! Apenas acho que a maioria dos blogs feito por "crianças" estão repletos de textos prontos ou adaptados de algum outro blogueiro. Uma vez que algumas (ou várias) dessas crianças, não passaram por situações das quais acabaram de escrever. Claro, existe várias exceções e para elas eu realmente tiro o chapéu. Rs.
Ps: Adoro o seu blog :)

Não seja um leitor silencioso. Comente!