quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

A imaginação liberta o conhecimento.

     Eu nunca pensei em como era ser um gênio como Albert Einstein até o dia em que a minha professora falou sobre ele.
     Era meio louco ver um cara de cabelo branco em pé com uma língua para fora e pensar que ele ganhou o prêmio Nobel de Física pela correta explicação do efeito fotoeléctrico, formulou a teoria da relatividade e possibilitou o desenvolvimento da energia atômica. Minha professora vivia repetindo que ele era o verdadeiro professor de física que o colégio devia ter contratado, mas como ele morreu contrataram ela. Ela era baixinha e gordinha, sardas claras no rosto e um cabelo preto e ondulado vindo até o pescoço, seus olhos eram avelãs, ela era uma boa professora mais reclamava muito. Ela deu um trabalho individual para a turma, escolher uma frase de Einstein e fazer um texto sobre ela, era para segunda-feira e hoje era quinta-feira, eu tinha pouco tempo. Eu não sabia o que escrever, então rabisquei o caderno e saiu isso.
     "Pensamento: A imaginação é mais importante que o conhecimento. O conhecimento é limitado. A imaginação envolve o mundo.
     O que chamamos de conhecimento ? Ato ou efeito de conhecer; ideia, noção.
     O que chamamos de imaginação ? Faculdade de criar mediante a combinação de ideias; criação, invenção.
     O conhecimento é uma ideia que você tem de algo, agora junte todas as ideias sobre este algo e terá a imaginação. Viu como estão atreladas ? Mas preste bem atenção, você pode ter uma ideia sobre algo, uma maneira particular de ver as coisas, a sua opinião, isso é limitado. Mas existem várias formas de você juntar essas ideias, inúmeras formas, infinitas, por isso a imaginação é mais importante.
     Se você tiver só o conhecimento, apenas terá as ideias formuladas na sua cabeça, mas se tiver a imaginação ela envolverá o mundo, pois nenhuma é igual a outra, e é por isso que ela se faz tão diferente e tão importante."

     Eu achei um lixo depois que li e voltei a ler novamente, eu não sabia realmente o que escrever. Rabisquei mais um pouco mudando de visão.
     "Pensamento: A imaginação é mais importante que o conhecimento. O conhecimento é limitado. A imaginação envolve o mundo.
          Albert Einstein estava errado, completamente, o conhecimento nunca termina, por mais que estudemos algo específico ele sempre tem um fio sobre outro assunto que precisa ser estudado para compreender todo o raciocínio lógico. Fique só com a imaginação e ficará sem ideias. Onde já se viu a imaginação envolver o mundo ? A imaginação precisa ser preenchida com conhecimento para assim as ideias se ajeitarem e finalmente algo lógico se formar."

     Achei esse um lixo também, eu estava completamente sem ideias quando li aquele pensamento que era o meu trabalho, "A imaginação é mais importante que o conhecimento. O conhecimento é limitado. A imaginação envolve o mundo." Como eu não tinha pensado nisso antes ? Voltei a escrever.
     "Pensamento: A imaginação é mais importante que o conhecimento. O conhecimento é limitado. A imaginação envolve o mundo.
     Eu tentei escrever vários textos sobre este pensamento, mas eu não tenho a capacidade de um gênio para entender isso. Foi quando compreendi que todas as pessoas pensavam assim, mas é preciso olhar de outro ângulo, como eu olhei agora.
     Eu tinha todo o conhecimento necessário, tinha todas as ideias formadas na minha cabeça, eu só não sabia como passar para o papel, para isso serve a imaginação. A imaginação não é só quando uma criança inventa uma história tão pura quanto ela, ou quando um empresário consegue fazer uma propaganda ótima. A imaginação é a forma que temos de ajeitar as ideias vindas do nosso conhecimento adquirido de algo, mas ela é mais importante pois sem ela, não haveria conhecimento, a melhor forma de se conseguir ele é pelos livros, pelas falas de uma pessoa mais velha ou um professor. Mas como essas pessoas conseguiriam escrever livros, falar e ensinar se o conhecimento dos nossos antepassados não pudessem serem passados ? Depois de vários textos e muitas brigas com este pensamento eu finalmente o entendi.
     O conhecimento é limitado não pelo seu todo, ele é limitado na hora de ser passado, por isso a imaginação é mais importante, para que as ideias sobre ele sejam ajeitadas e passadas adiante; por causa disso a imaginação envolve o mundo, pois o mundo hoje se comunica através de diferentes formas, mas estas formas não existiriam se não fosse a imaginação para expor-las. Se você leu este texto todo e ainda não entendeu, basta expressar o pensamento de outras forma.
O conhecimento se limita na hora de se expressar. A imaginação liberta o conhecimento. A imaginação envolve o mundo pois ele precisa do conhecimento aberto para se comunicar."

Pauta para Post It, edição 28. Tema: Albert Einstein.

1 opiniões:

Loreal Megan disse...

Fernanda, no final do post eu botei que algumas partes foram adaptadas!!!!!!!
rsrsrsrsrsrsr
Adaptei pra ficar mais pimenta!!rsrrssrsrr
bjssss
Apimentada

Não seja um leitor silencioso. Comente!